Qual a real relação entre empreender e saber se comunicar?
Empreendedores são vistos como pessoas inovadoras por serem capazes de enxergar algo que não existe e terem a iniciativa de ir lá e criar. No entanto, de nada adianta a criação revolucionária se esta não tiver um bom plano de comunicação. Se este não estiver apto a passar uma mensagem a fim de atingir quem realmente interessa: o público.
Você pode ter duas pessoas que tenham basicamente a mesma ideia e uma delas pode sair na frente se souber tocar o cliente da forma inesperada, ou seja, dominar e vencer a batalha da criatividade graças a comunicação.
Hoje, com a tecnologia na palma da mão, vemos muitos empreendedores dando seus primeiros passos, criando e abrindo possibilidades para novos produtos e serviços que ainda não foram inventados ou simplesmente reinventando alguns e a isto chamamos de economia criativa porque para empreender é preciso acreditar que vai dar certo e ser visionário. Até um pouco louco. Quer dizer, para alguns apenas.
É preciso, no entanto, fazer com esta loucura seja capaz de fazer com os demais enxerguem seu potencial. E qual o desafio da comunicação? Transmitir a mensagem de uma forma inspiradora capaz de fazer com que pessoas queiram agir, compartilhar e tornar realidade junto com você.
Será que existe uma fórmula ideal? Sim. Fazer com dois extremos entendam sua ideia exatamente igual:
1. Linguagem simples
2. Propósito
3. Imagens significativas que falem mais do que palavras
Comunique sua visão!
O importante é comunicar com total clareza porque este ou aquele produto/serviço está sendo criado ou oferecido. Se é importante e na sua visão pode modificar a vida do outro, mostre isso a ele permitindo que se identifique com você. Conseguindo alcançar esta meta você se diferencia da concorrência, ganha como resultado clientes inspirados, que sentirão que o produto/serviço é relevante e se integra perfeitamente em suas vida.