A competitividade mercadológica é algo presente em qualquer campo profissional e para alcançar um nível onde oferecer um serviço de qualidade seja o foco de qualquer empresa, esta empresa tem a necessidade de saber gerir suas contas com eficácia. Quando falamos em uma unidade de atendimento é inevitável não imaginar se o setor responsável pelo faturamento – realizado em clínicas, hospitais, consultórios, etc – possuem um setor especializado para realizar esta tarefa.

Administrar todo um setor faturamento é assumir toda a responsabilidade com as contas médicas geradas a fim de que estas sejam bem executadas para trazer rentabilidade a unidade que contratou o serviço. É preciso estar atento aos prazos para entrega das faturas, regras de cada convênio, contratos, tabelas e entre muitas questões, manter uma educação continuadas da equipe, oferecendo a ela treinamento constante.

Já parou para pensar que objetivos pretende alcançar no seu faturamento? Então pare e reflita! Nem todos têm conhecimento da tarefa árdua por traz do faturamento. Dependendo da unidade hospitalar, são muitos os setores que fazem parte deste processo e que, portanto, precisam ter uma ligação interna permanente, atualizada e onde os trâmites iniciados na recepção e concluídos na alta hospitalar sejam realizados de forma correta para não causar nenhuma intercorrência capaz de gerar glosas no momento da restituição a ser feita pelos planos de saúde.

Não adianta termos um protocolo a seguir e não executarmos de maneira transparente e correta. São ações que precisam de planejamento para que na hora da execução sejam bem realizadas, pois glosas podem gerar uma receita negativa irreparável que, em alguns casos, passam inclusive de forma despercebidas, além de retrabalho no setor responsável.

Mas que tipo de erros podem gerar as temidas glosas?

• Letra ilegível: todos as informações referentes ao paciente devem ser registradas / descritas na guia de forma simples e objetiva
• Preenchimento incorreto de guias: é preciso estar atento aos dados / informações contidas na carteira de convênio do cliente e estas podem ser checadas ao se verificar a elegibilidade do mesmo
• Rasuras
• Falta ou ausência de algum procedimento realizado
• Peculiaridades dos planos: causados devido aos diferentes tipos planos de saúde existentes no mercado

É imprescindível lembrar que cada convênio tem sua particularidade, sua exigência; e fica a cargo de quem é responsável pelo setor manter a equipe atualizada com relação a toda e qualquer alteração sofrida por ele no decorrer do fim de cada ano. Isto inclui os contratos que precisam ser observados com relação ao vencimento de suas tabelas pois podem acarretar em prejuízos se levarmos em consideração os cálculos-base na hora do pagamento.

Outro ponto importante a ser levado em consideração está voltado para a organização e total atenção quando se fala na produção que o faturamento gera ao longo do mês. É preciso fazer o envio dos documentos no período correto para que não haja atraso nos pagamentos, pois imagine a seguinte situação: se um faturamento correto tem um prazo para ter seu pagamento realizado, cogite a possibilidade de que caso haja algum erro, este pagamento sairá não sairá no prazo esperado até que sejam realizados os processos de recurso de glosa.