Se buscarmos no dicionário o significado da palavra secretariar, todos ou a maioria deles darão como resposta que é o ato ou ação de exercer as funções de secretário, mas secretariar não é apenas atender telefone e mexer com papéis. Antes de tudo, até mesmo de atender o telefone digo que secretariar é amar o que se faz. Digo isto porque aprendi na prática. Comecei na profissão sem saber muito por onde começar e o que iria encontrar, mas fui gostando daquilo que para mim era novo há 12 anos atrás.

Hoje, com muito orgulho falo da profissão que mais cresce no mercado e mais ainda daquela faz parte deste processo de evolução por exercer um papel fundamental de facilitadora e gestora no ambiente corporativo onde atua e, consequentemente, ser valorizada: a secretária executiva.

Nosso papel como profissionais é mostrar que evoluímos sim e como em qualquer profissão isto foi feito através da busca constante por capacitação. Nosso intuito é fazer valer a pena que estamos aptos (as) não apenas para assessorar, mas também para gerir uma organização de forma ativa participando de decisões importantes.

A globalização fez com que a secretária executiva exercesse papel gerencial e exigiu da mesma uma visão mais estratégica de negócios para poder atuar não atrás do executivo e sim ao lado dele e de toda uma equipe desempenhando atividades/funções na área de comunicação, sendo o elo de ligação entre a organização e seus funcionários, gerenciando conflitos, trabalhando em equipe. Todos estes processos tem um único objetivo: fazer com que o executivo tenha mais tempo de se preocupar com o que realmente importa na empresa, pois ela está ali coordenando e supervisionando tudo a fim de trazer melhorias na ânsia de traçar objetivos e alcançar metas.

A secretária de hoje é multifuncional.
A profissional que atua no mercado atual assessora mais de um executivo e supervisiona uma equipe formada por diferentes colaboradores e isto se dá devido à mudança de perfil das empresas que têm procurado investir em seus profissionais através de treinamentos diversos.

É através da mudança de pensamento, comportamento e muitas outras situações que esta nova secretária passa a participar mais inteiramente dentro das organizações dando sugestões e tomando decisões importantes, afinal elas estão ali, dentro da empresa, para exercer uma liderança, sanar dúvidas, orientar/direcionar a equipe durante a execução da atividade em busca de um resultado.

A secretária atual é empreendedora, informada, visionária, habilitada em diferentes modalidades profissionais, líder e comunicativa. Isto a faz ser vista por muitos como o elemento de ligação dentro de uma organização.