Antes de falarmos sobre eventos corporativos vamos tentar entender, em poucas palavras, o que é uma corporação. Bom! Estamos falando de um conjunto de pessoas, que, capacitadas e unidas visam a execução de algo bem-sucedido. Sendo assim, todo empreendimento é formado por pessoas, logo, os eventos que, indispensáveis aos avanços mercadológicos, são feitos para elas.

Não parece, mas atualmente temos no mercado uma gama de diferentes tipos de eventos corporativos onde particularidades, forma de lidar e intenção são diferentes. Justamente por isso dizemos que são comprovadamente produtivos. É possível oferecer um evento onde as empresas podem:

  • Melhorar o clima de trabalho através da mudança de comportamento
  • Comemorar um momento motivando líderes e colaboradores
  • Realizar um curso de qualificação ou simpósio a fim de oferecer soluções diferenciadas
  • Possibilitar a interação entre colaboradores que muitas vezes não se conhecem devido a setorização existente nas grandes empresas
  • Melhorar a imagem da empresa tanto com seus funcionários, que se sentem valorizados, quanto com as demais pessoas mesmo que estas sejam opiniões externas. Este olhar valoriza o desenvolvimento da organização.
  • Orientar quanto às mudanças comportamentais

Eventos corporativos exigem, além de organização, muita atenção aos detalhes para que possam ser exitosos. Neles, não podem haver erros na hora de entregar o que foi contratado, mas até chegarmos de fato no momento da entrega é preciso definir com antecedência o tipo de encontro, as características e o objetivo para sua realização.

O importante é o comprometimento e a compreensão de que eventos têm o poder de transformar a rotina dos colaboradores e podem promover momentos de troca e conhecimento.

Sendo assim, mãos à obra!

Para começar é preciso elaborar um plano de ação. Nele, serão definidos objetivo, resultados que se deseja alcançar, público-alvo e assim fica mais fácil delinear os próximos detalhes. Partindo do princípio, sabemos que realizar um evento não é do dia para a noite e que, portanto, ter um orçamento em mãos faz toda diferença não esquecendo, claro, de acompanhar os gastos com atenção tomando nota de todos os serviços tarifados.

Outro quesito importante são os prazos e neste caso possuir um calendário é primordial para ajudar no controle de recebimento dos serviços, produtos e participantes.

Já pensou para pensar em quem ficará responsável por prover todo material e serviços? Nesta hora, uma empresa especializada ajuda a entregar algo de qualidade, portanto, o fornecimento deve ser pesquisado e escolhido com cuidado. A comunicação deve ser utilizada de duas formas: na primeira falamos do contato que deve haver entre a equipe como todo, incluindo os fornecedores e na segunda, estamos falando de divulgação. Em que momento ela deve ser feita?

Normalmente, este processo começa, com pelo menos 40 dias de antecedência, mas isso varia de acordo com o porte do evento.

Hoje em dia, temos cada dia mais trabalho para surpreender os participantes e temos a opção de utilizar a tecnologia como aliada. Isto pode ser feito através de dispositivos tecnológicos a fim de oferecer experiências jamais experimentadas em ocasiões anteriores.

O planejamento feito inicialmente serve para que se possa fazer um acompanhamento das fases do cronograma até o dia de realização do evento. Este tipo de preocupação vai ajudar a evitar dores de cabeça desnecessárias. Após todos estes passos e o dia escolhido da festividade temos a fase de retorno ou feedback, onde é possível gerar um relacionamento entre empresa e participantes avaliando de forma geral a percepção dos convidados em relação ao evento e captando opiniões positivas ou negativas.

#eventos #eventoscorporativos #organizaçãodeeventos