O cenário empresarial vem ficando cada vez mais competitivo e globalizado e, atualmente, as organizações buscam por assessores executivos altamente qualificados, com perfil empreendedor e conhecimento gerencial para atuar nos diferentes níveis estratégicos seja assessorando ou participando diretamente na tomada de decisão organizacional.
Hoje, o profissional deve, em primeiro lugar buscar compreender as relações e a influência da assessoria executiva no processo de tomada de decisão junto aos gestores da organização e esta busca vem de encontro a sua atuação cada vez mais evidente neste seguimento. Você, profissional de secretariado, já parou para pensar qual a sua influência na tomada de decisão? Já procurou evidenciar quais as dificuldades encontradas neste processo?
De maneira geral é perceptível que muitas empresas têm dificuldades no processo decisório e para isso, buscam planejar e monitorar resultados. Sendo assim, o papel da secretária executiva é fornecer informações de qualidade, já que é vista dentro das organizações como um agente facilitador por ser capaz de enxergar e compreender o todo por meio da análise das partes que o formam, assim como por possuir conhecimentos, competências e ter a capacidade de assumir responsabilidades e riscos devido sua participação ser primordial.
Executivo e assessor trocam atividades, planejam, organizam e mostram suas habilidades, portanto, o profissional de secretariado que atua como assessor tem funções básicas de:
• Planejamento estratégico
• Estabelecimento de metas
• Cronograma
• Recepciona a alta administração
• Organiza e controla a agenda
• Redige textos empresariais em sua língua de origem e em língua estrangeira
• Organizar arquivos
• Cuida da logística organizacional, etc
O profissional de assessoria precisa ter pensamento rápido, saber agir e decidir diante das mudanças casuais e não menos importante, necessita estar em sintonia com as informações da empresa e com o gestor. No processo de formação, o profissional de Secretariado desenvolve aptidões que com o passar do tempo são melhoradas a ponto de atender as novas necessidades nos mais diversos segmentos de um mercado que se aperfeiçoa, se sofistica e se torna cada vez mais competitivo.
Este perfil atual é valorizado pelo próprio Secretário Executivo que se qualifica com especializações, cursos, eventos e networking de modo que possa realizar um atendimento de excelência ao gestores e empresas. O objetivo destas atualizações? Oferecer um suporte de qualidade em áreas diversas: gestão de pessoas, suporte a alta administração, assim como a administração executiva, eficiência no processo decisório no cenário organizacional.
Assessorar exige foco e visão holística sobre os objetivos e metas das organizações. A secretária que assessora um executivo precisa trabalhar a comunicação eficaz e fazer com que toda equipe trabalhe em um ambiente tranquilo apesar de constantes mudanças. Seu papel é apoiar este executivo que sofre pressões vindas de todos os lados e para isso ela precisa montar uma equipe formada por apoiadores extremamente profissionais.
Em um ambiente de alto nível, a assessoria executiva é de extrema importância e será considerada eficaz se executada por um profissional que tenha conhecimento de tudo o que diz respeito à empresa na qual presta serviços. É preciso ter em mente que quanto mais conhecer esta empresa melhor será o seu assessoramento e isto fará com que o mesmo demonstre estar atento, focado e o levará a conquistar um certo destaque.