O mercado de trabalho está escasso, instável? Talvez, mas ao invés de fazer esta pergunta, já inverteu a ordem das palavras e perguntou a si mesmo se você está preparado para o mercado e para as novas tendências mercadológicas?
A secretária deixou de ser submissa e assumiu um perfil mais empreendedor. Hoje, sua rotina não é mais tão básica como antigamente. Hoje, ela é polivalente. Assessora não apenas um executivo por empresa como também é a ponte entre eles e o cliente.
Apesar de regulamentada pela lei 7.377 de 1985 e atualizada pela lei 9.261 de 1996, a profissão ainda é desconhecida por muitos ou ainda considerada como nova. Apesar desta situação presente podemos dizer que existem muitas possibilidades de atuação tanto dentro da área especificamente secretarial ou correlata a ela baseada, claro, na formação multiprofissional que é bastante abrangente.
Como já dito algumas vezes, flexibilidade é uma das características essenciais para a profissional que precisa demonstrar dentre outras coisas que tem força de vontade, dedicação e paciência, mas não esqueça de se manter atualizada. Invista seus estudos em áreas voltadas para tecnologia, informática e outros idiomas, assim como mantenha sempre uma boa comunicação com a língua portuguesa. No entanto, considere que eficiência está ligada a outros fatores tão importantes quanto tudo o que estamos falando aqui e jogo de cintura é primordial.
O mercado vem se expandindo, as oportunidades vêm surgindo e com ele novos espaços, responsabilidades e atribuições. Quando falamos que a secretária não serve mais café queremos dizer que hoje, apesar de algumas funções ainda se fazerem presentes na profissão temos a possibilidade de presenciar na prática que há uma independência desta profissional. Que se anteriormente ela fazia “coisas” consideradas pequenas como atendimento telefônico, organização de arquivos e execução de eventos, hoje, ela ganhou com o profissionalismo que demonstra, a possibilidade de cuidar pessoalmente do atendimento público da organização, assim como, gerir a parte documental e elaborar planos estratégicos para a realização de eventos.
Resumindo toda nossa conversa em tópicos podemos focar no seguinte:
1. Nunca pense que sabe demais, ou melhor, que está pronto. Foque em melhorar profissionalmente investindo em cursos e atividades que farão de você uma pessoa mais rica intelectualmente.
2. Saia da zona de conforto. Olhe para as oportunidades e as encare como um grande desafio. Se arrisque. Enxergue e acredite no potencial que você possui mesmo que surja uma po