Atualmente é possível presenciar o surgimento e desaparecimento de diversas funções / profissões e renovação de outras assim como o nascimento de diversas empresas que, como qualquer outra, tem a ideia de oferecer serviços de qualidade.
Neste processo de renovação temos o secretariado que vem se apresentado de diversas formas distintas, mas sempre buscando incansáveis melhorias. Pensando nisso, cabe perguntar: QUAL O FUTURO DA PROFISSÃO?
As perspectivas futuras são boas principalmente porque a tecnologia está aí, auxiliando e dando autonomia a gerências, diretorias e outros profissionais que hoje, administram suas contas pessoais (e-mail) e delegam outras tarefas para profissionais que se preparam para este momento: secretárias. Elas estão prontas para atender uma maior demanda de gerentes, diretores e/ou departamentos inteiros.
Com a tecnologia, atividades como: controle de budget, elaboração de atas de reuniões em notebook, gerenciamento de projeto, pesquisa na internet, treinamento e etc., estão surgindo e dando oportunidades a estas especialistas.
Uma das “novidades” já é uma tendência internacional que vem se familiarizando cada vez mais em território nacional: home office, que aliás, tem sido visto e tratado por muitas empresas com muita naturalidade. Isto porque é comprovadamente possível realizar as mesmas funções executadas em um escritório / consultório não estando dentro de um.
Trabalhar remotamente se torna cada dia mais viável porque tecnologicamente estamos cada mais bem servidos de opcionais: internet, smartphones, tablets, videoconferências, etc. e principalmente porque oferece a possibilidade real de eliminação de custos altíssimos como a contratação de um funcionário que precisa estar presente diariamente para cumprir uma carga horária bem como os custos de manutenção de um escritório, locação de sala, energia.
Hoje, a distância que antes era um problema por não ter uma secretária em um escritório, pode ser encurtada através do computador ou dispositivo eletrônico qualquer. Estamos falando de uma nova forma de trabalho que gera, consequentemente, novas oportunidades. O que se precisa compreender é que bônus e ônus trabalham juntos: você trabalha com mais liberdade porque pode realizar suas tarefas de onde quiser, no horário mais conveniente e no seu tempo, mas em contrapartida, há de se ter organização, criatividade, respeito aos prazos e compromissos assumidos, responsabilidade, pontualidade, mais agilidade, menos erros e retrabalhos.
“Lembre-se que você fica muito mais visível e esta visibilidade pode contar positivamente ou não seu a seu favor podendo abrir ou fechar portas, possibilidades de novos projetos e oportunidades.”
Uma das vantagens do trabalho remoto é a possibilidade de desenvolver novas habilidades, experimentar novas formas de experienciar o caminho profissional que está sendo trilhado e um novo olhar para sua forma de trabalhar e quem sabe poder melhorar como profissional.
Trabalhar home office é um investimento pessoal. Além de trabalhar com mais qualidade de vida é possível ter mais tempo para investir em conhecimento melhorando um currículo que OK, pode já ser muito bom, mas que pode melhorar ainda mais. Melhorar a ponto de trazer mais clientes.
A tendência mundial é trabalhar com criatividade e ser criativo é trabalhar com o que você gosta para se tornar atrativo e ter aquele encontro perfeito com uma empresa “qualquer”. Aquela que se interessa pelo trabalho que você tem a oferecer e agregar.
Não adianta talento se não houver competência e competência é uma palavra abrangente.
Ofereça uma forma diferente de trabalho e junte a isso uma gama de outros ingredientes: criatividade, liberdade, flexibilidade, capacidade de observação, ideias inovadoras, soluções interessantes e viáveis, desenvoltura na arte de se comunicar e faça com que a empresa saia da rotina e alcance bons resultados.
Olhe para o futuro com os olhos do futuro e veja que o trabalho remoto ou home office é uma novidade real!