O momento não é oportuno porque a pandemia não faz bem para a economia, porém, é oportuno falar que, em tempos de isolamento social, o trabalho remoto e as atividades home office ressignificam o modo de trabalhar e mostram que o SOHO (Small Office and Home Office) não significa trabalhar sozinho.

Uma frase dita por Einstein – “Nas dificuldades residem oportunidades” – exemplifica de forma exata o quanto problemas, dificuldades e enfrentamentos diversos podem ser adequados e transformados em novas possibilidades e, a atual crise enfrentada por diversos países, inclusive o Brasil, tem mostrado exatamente isso.

Diversas empresas estão tendo que readaptar suas atividades a tudo o que estamos vivenciando. Vemos, neste novo cenário que devido ao coronavírus o importante no momento é inovar com um planejamento gerencial de qualidade para manter a liderança.

Ninguém estava preparado para o impacto causado nos últimos dias. A vida virou do avesso e trouxe inúmeros cancelamentos de consultas, aulas, eventos e múltiplos compromissos, além de um grande caos pressionando vários estabelecimentos a fecharem suas portas. E aí nos perguntamos: O que fazer e como agir?

A resposta é que mesmo não sendo um bom momento para nenhuma pessoa, o que se sabe é que esta situação pode piorar pelos próximos dias e o home office é, diante da atual circunstância, uma forma de reinventar a maneira de trabalhar e trazer uma certa tranquilidade para as empresas. Empresas estas, que vêm adotando em todo o mundo, a conformidade remota por considera-la uniformemente segura.

Sabemos que a solução para o que estamos vivendo é o isolamento e isto traz inúmeras preocupações, mas a prática remota passa a ser uma rede de apoio. A tecnologia nos possibilita estar sempre conectados e através desta conexão conseguimos profissionalmente realizar nossas tarefas de qualquer ambiente sem a necessidade de sair de casa.

Cada um contribui com o que pode e apoia sua equipe da melhor maneira possível e, até que tudo seja levemente normalizado, o home office é uma excelente estratégia. Temos pela frente um grande desafio e ter um profissional ou um staff trabalhando remotamente é garantir que a vida útil da empresa continue fluindo mesmo em momentos difíceis.

O trabalho à distância é capaz de apoiar inúmeras equipes e profissionais com a mesma qualidade do trabalho presencial. O que diferencia na verdade, é como lidamos com esta realidade. Bem-vindo a profissão do futuro!