Ser mais produtivo(a) e organizado(a) do que gostaria é algo mais comum do que se imagina, mas algumas questões culturais provam por A+B que trabalhamos mais, produzimos menos e, de certa forma, deixamos de lado algumas metas a cumprir. E, em um momento onde empresas tentam driblar a crise e manter a produtividade, ser disciplinado(a) e manter a qualidade é um desafio favorável.

Transformar a casa em um escritório e ter o privilégio de trabalhar em um ambiente mais informal e com mais liberdade para realizar tarefas vem se tornando realidade para cada vez mais pessoas e profissionais. A internet tornou o Home Office mais atraente depois de uma melhora na acessibilidade de comunicação e trouxe inúmeros benefícios, porém exige muito mais de quem se propõe a trabalhar desta forma.

Ter um horário ou forma de trabalho mais flexível requer maior esforço para fugir de pequenas distrações. Estamos falando do uso quase ininterrupto dos smartphones, mensagens (aplicativos, redes sociais e/ou e-mails) e ligações. É preciso evitar tudo aquilo que tira o foco e, consequentemente, prejudica a concentração e produtividade interferindo diretamente nas suas atividades. Então, vamos ao CHECK-LIST DE PRODUTIVIDADE:

1. Programar as tarefas do dia para estabelecer uma rotina

Trabalhar homeoffice e ter o privilégio de laborar de casa ou qualquer outro espaço não é uma tarefa fácil, mas não é impossível se algumas situações forem compreendidas e a principal delas é que tempo e dinheiro devem ser administrados da mesma forma. Lembre que você tem 24 horas para realizar inúmeras atividades, portanto determine quantas horas por dia vai gastar com cada uma delas e faça bom uso do seu tempo.

2. Tenha uma lista de prioridades

É importante não se perder em pequenas atividades e, para isso, procure traçar metas, acompanhar os prazos que se tem e desenvolver um trabalho uniforme de forma a alcançar os objetivos. Não os perca de vista! Foque na excelência e invista no futuro almejando encontrar soluções, driblar problemas que poderão surgir no caminho e acreditando que são as pequenas mudanças que trazem bons resultados.

3. Eliminar distrações

O mundo não para e as tarefas também não, então evite perder o foco. Sempre que possível, tente se antecipar a tudo o que venha a diminuir sua produtividade (cansaço, estresse, fome, sono, tédio, etc) e procure mostrar para as pessoas que mesmo em home Office, você está ocupado, trabalhando e deseja não ser interrompido. Se necessário, altere o status das suas redes sociais, interrompa o seu alerta de e-mails, silencie seu telefone e crie uma resposta automática para as mensagens recebidas.

4. Prepare um ambiente confortável e voltado para o trabalho

Trabalhar em casa remete a conforto, mas não quer dizer que não necessita de uma dose de formalidade. Procure um espaço que ofereça a privacidade necessária para realizar suas atividades com tranquilidade, mas que seja arejado e iluminado ao mesmo tempo. Que tal trabalhar com a luz natural de uma varanda? Seu home Office precisará de itens de escritório, assim como de uma poltrona confortável para oferecer o rendimento necessário.

5. Faça uma coisa de cada vez

É um tanto comum assumir um papel de pessoa multi-tarefa. A questão é: será que fazer tudo ao mesmo dá a quem realiza a condição de fazê-lo com a mesma qualidade e atenção? Bem provável que não! Então, não se cobre tanto. Com organização, é possível realizar tudo em tempo hábil, com excelência sem aumentar a fadiga. Nem sempre o faz tudo é tão produtivo quanto gostaria de aparentar.

Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.”

(Gandalf, em o senhor dos anéis, por J. R. R. Tolkien)

Gostou do artigo? Se você acredita que o conteúdo pode ser útil compartilhe com quem acha que precisa dele e deixe nos comentários o que achou e o tema que gostaria que fosse falado na próxima vez. Até a próxima! ?