A tecnologia segue avançando e atingindo diferentes nichos que se beneficiam dela a todo o momento e, nos últimos tempos, a Medicina vê surgir uma nova modalidade de atendimento através das teleconsultas.
Atualmente, temos tido a possibilidade de acompanhar os avanços tecnológicos para novas possibilidades na área médica: agendamentos online, prontuários e prescrições eletrônicas(os), sofisticação na maneira de diagnosticar e etc. mas, e a telemedicina?
A telemedicina é um novo modelo de atendimento e uma prática que avança no Brasil que, de acordo com o CREMERJ, está regulamentada sob a Resolução nº 305/2020 que dispõe sobre o atendimento médico durante a pandemia de SARS-CoV2/COVID-19 que trouxe um impacto significativo para diversas empresas que, estão tendo que se readaptar neste novo cenário e que, devido ao Coronavírus, estão conscientes que precisam inovar na forma de exercer suas atividades.
Se trata de uma metodologia alternativa que coloca médicos e atendimentos a disposição do paciente a qualquer hora e lugar, mas que, não substitui a avaliação presencial caso se julgue necessário. O teleatendimento permite a assistência médica em tempo real, agendamento prévio e segurança das informações.
Nela, é possível atuar através da teleassistência em um ambiente virtual onde, médico e paciente conseguem realizar a rotina de clínica médica através de uma plataforma online. Durante o atendimento, o profissional de saúde tem a possibilidade de orientar, diagnosticar e avaliar resultados de exames com o auxílio da tecnologia. Isto diminui a distância entre paciente e profissional de saúde, diminui fronteiras e humaniza o atendimento daqueles que desejam dar continuidade aos seus tratamentos sem a necessidade de se expor por se sentirem inseguros.
Quais os benefícios da telemedicina?
No Brasil, o CFM – Conselho Federal de Medicina – reconhece possibilidade de atendimento médico a distância durante o combate à COVID-19 e este tipo de atendimento pode contribuir e revolucionar o ambiente de abordagem atual para que os profissionais de saúde possam exercer suas atividades sem causar ao paciente, a sensação de “abandono”.
Nos dias atuais temos visto um número muito grande de pacientes que buscam qualidade de vida e que, para isso, realizam rotineiramente as consultas periódicas lotando, de certa forma, os consultórios médicos. E, apesar de muitos pacientes darem preferência ao atendimento presencial, o teleatendimento proporciona a redução no número de consultas e, consequentemente, a superlotação dos ambientes de saúde.
Com a teleconsulta é possível:
Triar as necessidades diagnósticas de cada paciente onde, em uma consulta generalista o mesmo possa ser encaminhado ao especialista adequado
Diminuir a fila de atendimentos
Alcançar localidades e pacientes onde o acesso a médicos e saúde seja mais complexo. O que, por muitas vezes, acontece em inúmeras regiões do país
Reduzir a distância entre médico e paciente no que diz respeito a localização sem que haja necessidade de deslocamento e custos com transporte e hospedagem para quem precisa de atendimento e custos inerentes a montagem e manutenção de um consultório estruturado para realização dos atendimentos
Manutenção e garantia da qualidade do serviço prestado
Maior sensação de liberdade, tranquilidade e conforto gerando maior confiabilidade por parte do paciente
Redução dos atrasos entre consultas, geralmente causados por questões ligadas a deslocamento
O teleatendimento ainda possui limitações, mas oferece a mesma garantia de qualidade do atendimento presencial, porém com maior eficiência. Tem sido neste momento, uma ferramenta de uso interessante e benéfico para médicos e pacientes e claro, assim como a própria Medicina, vai sofrer adaptações devido ao avanço da tecnologia que é de grande valia e está em constante inovação.
Esse é um momento delicado e precisamos cuidar muito bem da nossa saúde, para evitar qualquer tipo de mal estar. Que tal marcar sua teleconsulta e se beneficiar deste novo cenário que vem se formando no mundo da Medicina?
“A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos.” – Marcel Proust
Se você gostou do tema e achou interessante que tal compartilhar com alguém que esteja precisando ou queira saber um pouco sobre a telemedicina?