Entre 1980 e 2014 o Secretariado evoluiu de tal modo que é notório perceber o que realmente precisamos ter como profissionais da área: conhecimento. De 2014 até os dias atuais, tivemos maiores avanços no uso de técnicas e ferramentas ao nosso dispor.

A partir daí é possível comprovar que não basta querer ser secretária. É preciso estar preparado para abraçar o desafio da profissão que exige de tempos em tempos capacitação contínua e capacidade de se reinventar em tempo real a fim de exercer o ofício com eficiência e eficácia no mundo corporativo que hoje, requer autonomia e poder de decisão.

Perfil atual

A secretária sempre foi o elo de ligação dentro de uma instituição organizacional e seu objetivo, atender bem. A profissional atual visa a satisfação do cliente e entende que sua postura reflete diretamente a imagem da empresa onde trabalha, o que pode fortalecê-la ou prejudica-la diante do mercado concorrente.

As atividades secretariais requerem conhecimentos específicos e excelência para desempenhar atividades multifuncionais e apresentar:
➕ Aptidão de orientar e direcionar a equipe durante a execução da atividade em busca de resultado
➕ Capacidade de atuar como agente empreendedor se mantendo informada, tendo ideias visionárias e práticas inovadoras
➕ Aptidão estratégica na comunicação a fim de redigir textos profissionais inclusive em idiomas estrangeiros
➕ Habilitação em diferentes modalidades profissionais
➕ Assessorar (in)diretamente nas organizações em diferentes níveis de gerência exercendo papel de liderança
➕ Participar ativamente na gestão e tomada de decisão organizacional discutindo objetivos e metas e atuando como mediadora de conflitos

 

O papel da secretária e suas atribuições

O avanço constante da tecnologia trouxe inúmeras possibilidades a uma profissional que há anos atrás era enxergada, diga-se de passagem, pela grande maioria de empresas e empresários, como mera auxiliar de serviços na execução de algumas tarefas e hoje é uma profissional essencial para o desenvolvimento de empresas dos mais diferentes ramos de atuação.

Com o progresso dos métodos e processos de trabalho foi preciso buscar conhecimentos para agilizar e entender as necessidades e demandas que passaram a surgir dentro das organizações. Com isso, seu papel administrativo passou a ficar mais claro, evidente e valorizado.

O Secretariado é um campo aberto e esta abertura facilita a amplitude de atendimento nos mais diferentes nichos de atuação que vão desde o profissional liberal como empresas de diferentes portes justamente porque a internet possibilitou uma comunicação de alto alcance e permitiu a troca de experiências entre as profissionais atuantes e constante networking entre elas e seus parceiros de trabalho.

O que esperar de uma profissional de secretariado?

Para os dias atuais a maioria das empresas buscam atitude e bastante iniciativa. O(a) profissional que agir com multifuncionalidade sai na frente, porém, não basta ser bom no que se faz; é preciso ir em busca de ferramentas assertivas que otimizem o tempo e melhorem funções gerenciais e de relacionamento.

A beleza deixou de ser algo indispensável à medida em que o mercado ficou mais exigente. É preciso desenvolver habilidades, oferecer um pouco mais do que qualidade e apresentar produtividade. O verdadeiro profissional precisa evoluir na mesma velocidade da tecnologia e nesta ótica, a constância no aperfeiçoamento profissional é realmente imprescindível.

A Secretária do presente não trabalha mais unilateralmente. Ela passou a estar envolvida profissionalmente com mais de um executivo e com a maioria dos negócios da empresa porque o ponto forte de uma organização são seus colaboradores e o ponto forte de um colaborador é ser agente contribuidor. No final das contas, é através dele que se dá a melhoria de qualidade e aumento de produtividade dentro de uma instituição onde a base para alcançar o sucesso é o trabalho em equipe.

 

“unidos fazemos grandes obras, e a contribuição máxima é o trabalho em equipe”. – Delson Jacinto Vieira