Inúmeras mulheres “descobriram” seu perfil empreendedor a partir da maternidade e resolveram se reinventar constituindo seu próprio negócio. Um verdadeiro presente para todas as mães que se sentem culpadas por terem que “abandonar” seus filhos “tão cedo”.
Nutrimos uma cultura onde a grande maioria idealiza o Home Office como sendo a profissão perfeita quando se desenha no imaginário de muitos que trabalhar no conforto da sua casa é a 8ª maravilha do mundo. Sim! É uma maravilha, mas, não é fácil e, para a mulher, mãe e empreendedora é uma árdua tarefa.
Ao mesmo tempo em que traz maior flexibilidade, empreender passa a ser um risco para quem almeja ser dona do seu próprio negócio e deseja ir “ao infinito… e além”. Um risco porque é desafiador virar a chave, colocar seu nome em evidência e construir uma carreira de sucesso.
Pesquisas mostram que fatores diversos levam cada vez mais mulheres ao empreendedorismo:
1️⃣ Busca de crescimento
2️⃣ Desejo de estar perto da família, principalmente filhos
3️⃣ Identificação de mercado
4️⃣ Conciliação de vida profissional e pessoal
5️⃣ Gerar renda complementar ou aumenta-la
6️⃣ Necessidade de se sentir realmente inserida no mercado formal de trabalho
7️⃣ Realização profissional e pessoal
Bons profissionais precisam naturalmente se reinventar a todo o momento e a maternidade, por já trazer naturalmente muitos desafios profissionais, é mais uma exigência. Afinal, aquela profissional de antes, precisa agora, após o nascimento de um filho, provar que ainda está inserida no mercado de trabalho.
A Pandemia, sem dúvida alguma, tornou esta sensação mais presente e muitas mães decidem, diariamente, tomar a decisão de dar um novo rumo à carreira e fazer com que esta, ganhe uma nova dinâmica e uma nova dinâmica implica em ter uma ideia, tirá-la do papel e colocar a mão na massa para fazer acontecer.
O secretariado remoto vem ganhando cada vez mais espaço neste sentido justamente por oferecer uma mobilidade na jornada de trabalho e eu, Carolina, me rendi a ele. Inicialmente, para complementar a renda e, posteriormente, para ter mais independência conciliando a possibilidade de estar mais próximo ao meu filho.
“Após 13 anos trabalhando como secretária e realizando algumas atividades apenas de forma remota, passei a enxergar e namorar uma nova possibilidade. Através de uma mentoria percebi que estava pronta para virar a chave e dar início a um novo projeto pessoal: o empreendedorismo. Optei por não ter clientes no primeiro ano para me dedicar única e exclusivamente a criação da persona da empresa: identificação pessoal, site, impressos, divulgação nas redes sociais. E depois de tanta dedicação, vieram os primeiros clientes e a paixão pela tão sonhada liberdade de conseguir conciliar a maternidade com o trabalho remoto.”
O que é preciso entender neste processo e o que faz uma secretária remota?
Mas, ok?! “Como sei que estou pronta para virar esta chave?”
Para empreender você precisa ter conhecimento de causa, ou melhor, para ter reconhecimento do trabalho a que se propõe a fazer, é preciso se dedicar e estar em constante atualização. Afinal, qualificação não nasce da noite para o dia.
O período de criação será de muito trabalho e dedicação, portanto, faça cursos e mostre suas habilidades para os clientes.
A atividade remota permite que executemos as mesmas tarefas de uma secretária presencial. A secretária remota é um agente facilitador e consegue desempenhar com qualidade atividades como:
- Agendamento e confirmação de consultas para profissionais de saúde
- Elaboração de propostas e documentos
- Gerenciamento de agendas e compromissos
- Planejamento de viagens
- Planejamento financeiro
“Hoje, como secretária remota, vejo que a Pandemia foi mola impulsionadora da profissão e de diversas profissionais que enxergam a necessidade de se manter conectadas para executar uma atividade com mais qualidade de vida, liberdade, flexibilidade e retorno financeiro. E que, contrariando o difícil momento vivido por todos, o isolamento social nos tornou visíveis a ponto de constatar que crescemos substancialmente na escala de novas oportunidades.”
Se você deseja trabalhar como secretária remota…se especialize, estude! Estude sobre a profissão, sobre o público que deseja atingir, sobre o trabalho que deseja realizar e foque no que você faz com domínio e excelência para atender expectativas diversas e o principal: “não desista na primeira curva!”