Oferecer um atendimento de qualidade pode garantir o sucesso de sua clínica ou de seu consultório e, naturalmente ganhar um novo paciente ou fidelizar de vez aquele que andava meio sumido. Na área da saúde isto se evidencia quando um paciente percebe que há um cuidado em fazer que ele sinta o cuidado e prestígio dos profissionais. Avaliando esta necessidade de melhorar o atendimento ao cliente em clínicas e consultórios, separamos algumas dicas de como pôr em prática. Confira!

  1. Invista em treinamento continuado – Como diz o ditado: “A primeira impressão é a que fica”, portanto, cative o paciente através de uma política que pratique ética, motivação, bom atendimento, flexibilidade e humanização.  Um profissional capacitado que o trate com paciência e respeito repercutirá em todo o atendimento.
  2. Conheça as necessidades do cliente em potencial – Para atender as demandas e necessidades dos pacientes que visitam um consultório é preciso se dedicar a conhecer suas preferências para que seja possível adequar a oferta de novas soluções.
  3. Pontualidade – seria constrangedor o paciente chegar primeiro que a secretária, portanto, para não passar a impressão de descaso e falta de compromisso, seja pontual e evite a demora no atendimento.
  4. Ofereça suporte em diferentes canais – Dê ao cliente a oportunidade de escolher a forma de se relacionar com o consultório e ofereça diferentes canais – ????? ???????, ??????????? ?? ?????????, ?????, ????, ????????, ?????? ?????? – não apenas para se comunicar, mas, também para que facilitar o agendamento e torna-lo mais prático.
  5. Mantenha o profissionalismo – manter uma boa relação com o paciente não significa estreitar os laços de “intimidade”. É possível oferecer atendimento personalizado, de alto padrão e, ao mesmo tempo, estabelecer limites, ser educado e estritamente profissional.
  6. Invista em tecnologia – Mude a maneira de abordar os pacientes e não perca a oportunidade de ter um sistema que, além de otimizar a gestão para controle de agenda e fluxo de pacientes, seja capaz de automatizar (sem robotizar) processos manuais e agregar valor ao atendimento do seu consultório.

Todas estas dicas são uma forma de impactar o paciente, portanto, fique atento as reações que estes estímulos podem causar e escute-o. A opinião dele sempre será a melhor forma de melhorar a sua prestação de serviços pois, a partir do momento em que se emprega educação, gentileza, prestatividade, cuidado com o bem-estar isso favorece à divulgação do seu consultório. Afinal, a probabilidade de recomendar o serviço de um profissional / consultório a partir do momento em que o paciente sente que é bem tratado e valorizado é muito maior.

Você entende a função de prestar um atendimento de qualidade? ? Neste momento, o papel da secretária como gestora é ficar atento aos fatores que influenciam na experiência vivida pelo paciente durante o atendimento como um todo lembrando que ele inicia ao telefone! ???

E então, o que achou das nossas dicas de como melhorar o atendimento? Comente qual você já aplica no consultório!