A maioria dos pacientes tem uma relação de amor e ódio com o atendimento no WhatsApp. Se por um lado ter mais uma opção de contato com a clínica é  vantajoso, por outro, o paciente pode sentir que, em algum momento, faltou mais humanização no atendimento.

Hoje em dia é muito comum ser atendido por plataformas eletrônicas que permitem filtrar o atendimento (o que ajuda no direcionamento) mas, causa certa dificuldade quando se quer algo mais pontual pois, apesar de, os últimos anos nos entregarem avanços tecnológicos gigantescos, ainda assim, sentimos falta do que o atendimento humanizado é capaz de fazer: diferença no resultado.

Por saber o quão importante é realizar um bom atendimento humanizado clínicas e consultórios precisam compreender a necessidade de treinamento de sua equipe secretarial. E médicos, entendam! Isso é muito além de um simples atendimento no WhatsApp.

O artigo de hoje é para explicar a importância da humanização que nada mais é do que um atendimento mais humano. Quem envia uma mensagem para marcar / confirmar uma consulta, tirar uma dúvida e etc., precisa conversar com uma secretária treinada que lhe cause a sensação de pessoalidade.

Quais as vantagens?

  • Diferentemente de uma ligação, o WhatsApp permite que, caso uma resposta não seja possível no momento, exato da mensagem, o retorno acontecerá em um momento oportuno e com a com a resposta desejada;
  •  Eficácia do atendimento;
  • Recados recebidos e transmitidos na íntegra (com detalhamento de informações) através do encaminhamento imediato de mensagens;

Muitos consultórios, principalmente com a pandemia, perceberam que é possível oferecer aos seus pacientes um atendimento de qualidade no WhatsApp que pode inclusive, estar remoto mas, com um humano dando aquele apoio de forma clara, com um script personalizado para cada paciente e considerando que essa personalização é extremamente importante para o tipo de atendimento que o profissional de saúde irá prestar.

Um atendimento prestado com atenção a detalhes para eliminar incômodos e promover qualidade. Afinal, quem envia uma mensagem tem necessidade de resposta e quando você se depara com alguém que dá a devida importância a sua necessidade naquele momento gera segurança e bem-estar a quem está do outro lado da tela.

LEMBREM! O atendimento não começa com o médico. Muito pelo contrário! Ele começa nesse primeiro contato com a secretária que é sim seu cartão de visitas (agora virtual e muito atual).

Mais do que oferecer atendimento (seja ele telefônico, por e-mail ou ao WhatsApp) ofereça a preocupação com a fluidez de todo o processo de acolhimento prestado pela recepção do seu consultório e com o suporte eficiente aos pacientes que te procuram.